sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Igreja da Sagrada Família 88 anos de história

 

Quem visita a parte central do bairro das Rocas depara-se, no alto da colina, com a Igreja da Sagrada Família, situada na Rua São Sebastião. Esta capela, hoje matriz, pertencia à Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, juntamente com a Igreja do Senhor Bom Jesus das Dores, no bairro da Ribeira. Durante o seu pastoreio em Natal (1918-1921), Dom Antonio dos Santos Cabral, entregou, mediante contrato válido por cinqüenta anos, a Igreja do Senhor Bom Jesus das Dores, aos Padres alemães da Sagrada Família, cuja paróquia compreendia o bairro da Ribeira, Rocas, Santos Reis, além das povoações situadas no além do Potengi, do litoral norte.
Por iniciativa do padre alemão Theodoro Kohhe, foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz da Sagrada Família e de uma Escola Paroquial no dia 23 de agosto de 1925. Ao ato estiveram presentes o Dr. José Augusto Bezerra de Menezes, governador do Estado, Dom José Pereira Alves, bispo da Diocese e um grande número de fiéis residentes no bairro e nas adjacências.  Através de festas, quermesses e doações do comércio da Ribeira e do poder público, o padre Theodoro Kohhe conseguiu, com certa rapidez, levantar o templo e a escola. Verdade é que no dia 1 de setembro de 1926, Dom José Pereira Alves, então bispo de Natal deu a bênção à Igreja da Sagrada Família, que, como o próprio nome indica, tem como padroeiros, Jesus, Maria e José (A República – 21 de setembro de 1926).
A Escola Paroquial “Nossa Senhora das Rosário”, construída pelo mesmo sacerdote, foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1926. (A República- 29 de outubro de 1926)
Em 1932, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, Bispo de Natal, criou a Paróquia do Bom Jesus da Ribeira, incluindo na sua jurisdição a Capela da Sagrada Família. No dia 15 de abril de 1982, Dom Nivaldo Monte, Arcebispo Metropolitano de Natal, baixou o decreto nº 03, criando a Paróquia da Sagrada Família, cuja sede é a Igreja construída pelo padre Theodoro Kohhe. Na década de 80, com a ajuda de organizações religiosas da Alemanha, o Padre José de Freitas Campos, 1° Pároco das Rocas, construiu ao lado da Igreja um prédio de primeiro andar, que serve de casa paroquial.
Na sua jurisdição estão às comunidades - Santuário de Santos Reis – Capela de Nossa Senhora de Fátima na Praia do Meio- São Pedro na comunidade do Maruim e de Nossa Senhora da Conceição em Brasília Teimosa. Várias pastorais, movimentos e serviços funcionam plenamente.
Neste tão importante acontecimento que hoje estamos iniciando, intitulado ANO JUBILAR- 2011 a 2012, não poderíamos deixar de citar o nome dos Padres que à frente dos trabalhos desta Igreja, deram sua parcela de contribuição.
1-   Monsenhor Lucilo Alves Machado - que com a morte do Pe. Padre Frederico (+1969) foi seu substituto, até o ano de 1974, sempre auxiliado pelo Pe. Teobaldo Dias Ferreira.
2-   Pe. Talvaci Salustino Soares
3-   Pe. Osvaldo Honório de Freitas, tendo como Auxiliares os Padres Salesianos: Gabriel- Colares- Luigi Prata- Orsini Nuvens.
4-   Pe. José Freitas Campos.
Com a Elevação da Igreja Sagrada Família à condição de Paróquia, através do Decreto n°03 de 15 de abril de 1982 da Cúria Metropolitana, foi nomeado o Pe. Campos, 1° Pároco da recém –criada Paróquia da Sagrada Família cuja posse ocorreu em 1° maio de 1982 presidida pelo então Arcebispo Metropolitano Dom Nivaldo Monte e pelo Bispo- Auxiliar Dom Antonio Soares Costa.
Padre Campos- pelo motivo de se ausentar da Paróquia, para cursar Mestrado em Teologia Dogmática (Roma), foi substituído por Padre Jaime Vieira Rocha, então Reitor do Seminário de São Pedro, que conduziu os trabalhos paroquiais no período de 1987-1989. Foi o Pe. Jaime o idealizador da Festa da Sagrada Família, ainda hoje comemorada no bairro das Rocas.
5-   Mons. Francisco de Assis Pereira.
6-   Pe. Francisco Lucas de Sousa Neto.
7-   Pe. Gilmar Pereira de Castro.
8-   Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz – Atual administrador Paroquial investido na função em 11 de fevereiro de 2010. Auxiliado pelo  Pe. César Luiz Lima de Morais foi nomeado conforme a Provisão Canônica n° 515 a 252, Vigário Paroquial, para juntos trabalharem em benefício da Paróquia da Sagrada Família.
Este Histórico, estaria incompleto, se não fosse lembradas aquelas pessoas que no passado, contribuíram com  seus trabalhos para edificação deste Templo, que do Alto da Colina abençoa, o “Bairro das Rocas”. Manuel Andre – José Cipriano – Olavo José Leite- Prof. João Carlos de Souza- José Alves Chagas – Ricardo Albim – Severino Cordeiro- Djanira Baracho – D. Maroquinha – José Moreno – Dalila Santiago (IN MEMORIAM).
Aos que nos dias atuais, continuam com o trabalho iniciado em 1925, nosso obrigado e que sigam perseverante no trabalho de evangelização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...