O Santuário

Foto: Tribuna do Norte.
A primeira Igreja ou Santuário construído em Natal e no RN foi a Capela do Forte, sob a invocação dos Três Reis Magos, que segundo os historiadores o início da construção data de 6 de janeiro de1598. Até 1910, a celebração da Epifania, popularmente chamada Festa dos Reis Magos, fazia-se dentro da própria fortaleza, quando foi construída uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte, local onde foi celebrada até 1936. A primeira festa da atual capela, ou Santuário, do bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.

As imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa Dna. Maria I a Capitania do Rio Grande, estas ficaram no Forte dos Reis Magos até o ano de 1910.

No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz. Após 18 anos como Paróquia, foi criada no dia 15 de abril de 1982, à Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja da Limpa, à categoria de Santuário, chamando-se: Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.

A Festa de Santos Reis, hoje uma das maiores festas de padroeiros da cidade do Natal, retrata a grandiosa manifestação de fé e devoção popular.

A programação é celebrada no período de 03 a 6 de janeiro, com tríduo, missas, bênçãos do Santíssimo Sacramento e a tradicional procissão na tarde do dia 6,de janeiro. 

Confira fotos antigas de nosso santuário:






 

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...