Paróquia da Sagrada Família

História da Igreja Matriz.

Segundo informações registradas nos livros paroquiais da Cúria de Natal fornecidos pelo Monsenhor Severino Bezerra - Chanceler do Arcebispado - e depoimentos de moradores do bairro das Rocas, entre eles o Senhor Rau Queiroz, Maria Nazaré, Maria Ferreira de França e Maria José de Lucena do Nascimento, a Igreja da Sagrada Família,
antes da atual construção, era de palha onde aos domingos abrigava os fieis para assistirem a celebração da Santa Missa, como também, aulas de catecismo. Funcionava também uma escola de alfabetização para adultos e crianças, tendo como professor o sacristão João Carlos de Souza, auxiliado por outras pessoas, podendo citar a Sr. Maria Nazaré Correia.

Padre Teodoro Kohhe. - Construtor da Igreja da Sagrada Família. De nacionalidade polonesa, o Pe. Teodoro,
após alguns anos de permanência à frente dos trabalhos de evangelização, foi transferido para o Pará onde veio a falecer em 1952.
Data da construção da igreja: 23.08.1925, conforme consta numa pedra encravada na parede frontal da Igreja.
Por muitos anos a Igreja da Sagrada Família esteve sob a administração dos padres alemães da Congregação da Sagrada Família, merecendo destaque, o trabalho do Pe. Frederico Pastors - que por mais de duas décadas, dedicou-se a evangelização dos moradores das Rocas.
Após sua morte, em 23 de janeiro de 1969, os trabalhos da Igreja foram assumidos por padres da Arquidiocese de Natal, entre eles: Pe. Lucilo, Pe. Talvaci e Pe.Osvaldo, auxiliados pelos padres Salesianos ( Prata e Orsini) e ainda o Pe. Teobaldo.
A Igreja da Sagrada Família foi elevada à Paróquia em 1° de maio de 1982, tendo como primeiro Pároco o Pe. José Freitas Campos que administrou a Paróquia até o ano de 1993, dando lugar ao Monsenhor Francisco de Assis Pereira que ficou a frente dos trabalhos paroquiais no período de 7 de fevereiro de 1993 à 19 de março de 1994, em seqüência, o Pe. Francisco Lucas de Sousa Neto permaneceu de 19 de março de 1994 à 13 de outubro de 1996. Na sua gestão a Igreja da Sagrada Família comemorou os seus 70 anos de evangelização.
Pe.Gilmar Pereira de Castro assumiu a administração paroquial de 13 de outubro de 1996 à 10 de fevereiro de 2010. E atualmente a Paróquia segue conduzida pelo Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz, que assumiu no dia 11 de fevereiro de 2010.
A Igreja da Sagrada Família é o centro espiritual do bairro das Rocas, um dos mais tradicionais da cidade. O bairro se espalha por um dos mais privilegiados pontos de Natal, debruçando-se sobre o Potengi e lançando vistas ao oceano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...